Formatação


Formatar um texto passa por tarefas tão evidentes como definir os parágrafos, justificá-los, introduzir marcadores, numerações, ou pôr em negrito, itálico, etc.

Vimos que para definir os parágrafos utilizamos a etiqueta <p> que introduz um salto e deixa uma linha em branco antes de continuar com o resto do documento.

Podemos também utilizar a etiqueta <br>, da qual não existe seu fechamento correspondente (</br>), para realizar um simples enter, com o que não deixamos uma linha em branco, e sim, somente mudamos de linha.

Podemos comprovar que mudar de linha em nosso documento HTML sem introduzir algumas dessas ou de outras etiquetas não implica em absoluto uma mudança de linha na página visualizada.

Na realidade o navegador introduzirá o texto e não mudará de linha a não ser que esta chegue a seu fim ou se o especifiquemos com a etiqueta correspondente.

Os parágrafos delimitados por etiquetas <p> podem ser facilmente justificados à esquerda, ao centro ou à direita, especificando tal justificação no interior da etiqueta por meio de um atributo “align”. Um atributo não é mais do que um parâmetro incluído no interior da etiqueta que ajuda a definir o funcionamento da etiqueta de uma forma mais pessoal. Veremos ao longo deste manual uma quantidade de atributos muito úteis para todo tipo de etiquetas.